quinta-feira, 11 de junho de 2009

O que se terá passado?



O que se terá passado nas eleições europeias?

Não fiquei surpreendido com a elevada abstenção. Já não acredito, e como eu penso que há muitos portugueses, nos nossos políticos (em especial alguns). São muitas "falcatruas", mentiras, suspeitas, gastos, discursos (a fazer de nós ignorantes) etc....

O que me surpreendeu mesmo, foi o falhanço das sondagens. Não é preciso perceber muito de estatística para ver que não é normal um erro tão grande: A vantagem que era do PS, verificou-se no final em desvantagem, o CDS, que não elegia nenhum deputado, acabou por eleger dois (o que equivale a muitos milhares de votos), a derrota do PSD, transformou-se em vitória etc...

Como todos sabemos, as sondagens influenciam, e de que maneira, o voto dos eleitores. Então o que se terá passado? Eu tirei a minha conclusão, mas não a vou divulgar.

É tão fácil "manipular" a estatística. Por ex: Se eu quiser "manipular" a percentagem de Portugueses que gostam de Mc Donald´s, basta ir fazer as entrevistas à porta , ou nas redondezas do Mc Donald. Aí tenho uma elevadíssima percentagem de apreciadores. Mas não estou a insinuar.

Qual o meu espanto, e nunca me lembro de ter acontecido, ainda não havia resultados finais e já os orgãos de comunicação avançavam com novas sondagens sobre a intenção de voto dos Portugueses para as legislativas. O cenário é o mesmo: grande vantagem para o PS, derrota do PSD, e os outros quase nem contam.
Em minha opinião, tem que mudar de estrtégia. É que assim baralham os eleitores. Sugiro que façam a "coisa" mais bem feita, não digo as empresas de sondagens (que não acredito que não as saibam fazer) mas sim os "outros". Tentem diminuir a margem de erro, para não dar tanto nas vistas.
Volto a interrogar-me: Afinal o que se terá passado?

Só mais uma:
Quem tanto defende a Europa, a união, os tratados etc..., no discurso final, quase desvalorizou as eleições europeias, porque eram para a Europa, e as importantes são as próximas (as tais das novas sondagens) que são para as legislativas (cá em Portugal). Esta é mesmo de ignorante, mas a tentar fazer dos outros ignorantes.
Continuo na minha: O que se terá passado?

Para o final do Verão haverá novos capítulos e novas sondagens...






Sem comentários:

Enviar um comentário