Sou por norma um crítico das políticas Norte Americanas para a paz internacional. Como quase todos fiquei surpreendido com a atribuição a Barack Obhama do Nobel da Paz deste ano, mas ao contrário de quase todos concordo com a atribuição deste importante prémio ao Presidente dos EUA.
Muitos, provavelmente não se lembram ou não sabem que o Nobel da Paz tem tramites diferentes dos outros quatro na sua atribuição (o da Economia não é um "verdadeiro" prémio Nobel). Enquanto os Nobel da Física, Química, Literatura e Medicina são atribuidos a quem já tem obra feita, ou seja, a pessoas que já apresentaram estudos, publicações, resultados etc que contribuiram significativamente para o bem estar da Humanidade nas diversas áreas, o Nobel da Paz, distingue pessoas ou instituições que pelas suas ideias, actos e empenho, estão, poderão ou virão a contribuir para a paz internacional, isto é, pode ser atribuido antes da obra feita.
Em minha opinião, Barack Obhama merece a distinção. Vamos ver se realmente consegue impor as suas ideias, atendendo a que no contexto internacional, é aquele que aparece melhor posicionado. As relações com Cuba são um bom principio. Estou com ele e o tempo o dirá.
Eduardo Dias
Ora viva,
ResponderEliminarVale mais tarde que nunca e, por isso, cá estou eu de visita...
Não sendo propriamente um sonho de menino, a Geografia surgiu quase por exclusão de partes, numa viagem em que, antes da partida, eu nem sequer fui o principal maquinista.
Nessa viagem, cruzei-me com muitos outros exploradores, alguns dos quais tenho o previlégio de manter como companheiros de jornada.
Por isso, vai daqui um grande abraço.
Tenho as minhas dúvidas. O tempo o dirá....
ResponderEliminar