Que Portugal está numa fase difícil já todos sabemos mas não existem dúvidas que a grande maioria dos portugueses está a fazer um esforço enorme para tentar inverter a situação em prol do próprio país.
Mas esta ideia não é partilhada por todos e em especial pela segunda figura do Estado, a Presidente da Assembleia da República. Ontem, na casa mãe da democracia, num estado de histeria e nervosismo Assunção Esteves mostrou uma falta de respeito pelos portugueses ao conotá-los de, imagine-se, nazis.
Após algum alvoroço nas galerias da Assembleia, devidos aos "atropelos" que o Governo tenta impor aos trabalhadores, eis que a Presidente da Assembleia da República, note-se a segunda figura da hierarquia do Estado, cita uma frase de Simone Beauvoir, utilizada por esta, aquando da ocupação nazi a França: " Não podemos deixar que os nossos carrascos nos criem maus costumes". Lamentável, Assunção Esteves utilizou esta frase contra a população do seu próprio país. No final tentou dar a volta, mas o mal estava feito. Esta senhora deve no mínimo um pedido de desculpas aos portugueses e, pensando bem, não tem dignidade para estar sentada naquela cadeira. Se em Portugal se verificassem os acontecimentos que actualmente assolam o Brasil ou a Turquia, acredito que Assunção Esteves enlouquecia ou entrava em histeria completa.
Esta senhora, tal como o Primeiro Ministro, tem alguma dificuldade em lidar com a separação de poderes e com as manifestações populares, o que me leva a crer que têm muito a aprender com a democracia. A ideia de estar sistematicamente a ameaçar com a mudança das leis quando a "coisa" não corre bem para o lado deles mostra bem a arrogância, a prepotência e a falta de sentido democrática destas duas figuras de Estado.
Portugal, os portugueses e a democracia não merecem isto.....
Eduardo Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário