quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nokia e Mazda: desrespeito total e falta de lealdade pelos seus clientes...



Irrita-me profundamente quando as marcas/empresas não cumprem com as regras básicas de boa educação ou para fugir aos seus compromissos incriminam com desculpas esfarrapadas os seus clientes. Estes dois casos aconteceram-me recentemente com a Mazda e com a Nokia.


A Mazda não mostra o mínimo respeito pelos seus clientes, a não ser quando se trata de vender veículos. No meu caso, devido a um pequeno problema, identificado pela marca (chapeleira da mala da Mazda 6), tanto a Santogal como a Mazda Portugal não se dignam a responder a um mail (quando responderam, ao fim de muito insistir foi a dizer que iam ver o caso e nunca mais) ou uma carta registada. Os seus responsáveis acobardam-se atrás dos computadores e dos telefones mostrando um desrespeito e uma falta de educação para com os seus clientes. Desde Setembro que ando a tentar resolver o meu problema, e não me conseguem dizer: Desculpe mas não conseguimos resolver o seu problema, ou, vamos resolver o seu problema. Estou desiludido com os responsáveis da Mazda, os quais considero irresponsáveis, mal formados e sem o mínimo interesse em defender a marca. O meu alerta para quem pensa em comprar um Mazda.


O segundo caso tem a ver com a Nokia. Um telemóvel Nokia X3 que comprei, ao 2º ou3º dia começou com alguns pequenos problemas, mas pouco relevantes. Um mês e meio depois, enviei-o à Nokia porque estava na garantia (não tinha o mínimo risco ou dano visível). Passados uns dias é-me devolvido pela Nokia, como tendo "a placa central empenada e assim perdeu a garantia".

Gastei 140 euros e fiquei sem telemóvel.

A Nokia usa por sistema duas avarias tipo: Placa central empenada ou humidade no interior do telemóvel, para fugir aos seus compromissos, nomeadamente a garantia. Isto foi-me confirmado por um responsável de vendas de uma loja de telemóveis. São irresponsáveis e não mostram o mínimo interesse nos seus clientes. Se a moda pega para os LCD, plasma e outros electrodomésticos, estamos desgraçados. Nokia, nem pensar e um alerta a todos os que estão a pensar comprar algum.

A Mazda e a Nokia, eram duas marcas em que confiava plenamente, mas, talvez não por elas mas sim pelos seus responsáveis perdi toda a confiança e não aconselho.


Eduardo dias

2 comentários:

  1. Caro Eduardo, concordo com tudo o que dizes. Partilhamos as mesmas más experiências. Também eu tive probemas com a chapeleira da mala do meu Mazda 6 (avariou 2 anos + 1 mês após a compra). Queriam uma pequena fortuma por uma nova (quase 800euros + iva).
    Aos 150.000 Km tive uma avaria ma caixa de velocidades, estive sem carro mais de 1 mês apesar de várias promessas de datas para entrega.
    Pior reclamei para a mazda e nenhuma justificação me deram.
    Deixo um conselho: não comprem Mazda e, se viverem no Algarve, não comprem marcas com assitência técnica fa FIAAL (Mazda, Ford, Landrover, Bentley).
    Quanto ao Nokia X3 do meu filho também este avariou e a resposta que me deram foi "placa principal empenada". Fisicamente o telemóvel está óptimo, não posso aceitar que a Nokia se esquive ás reparações em período de garantia desta forma.
    Não comprem Mazda nem Nokia.
    Herminio

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário! Estamos juntos "no mesmo barco" Quanto ao 1º problema, continuo com a chapeleira partida (recuso-me a comprar uma nova)enquanto que no 2º, tive que activar o seguro (que por acaso tinha), mas nókia e mazda, por mim terminou.
    vou seguir o seu concelho quanto à assistência técnica na FIAAL, é que sou de Lisboa, mas tenho uma casa de férias no Algarve (Burgau-Lagos) e como tal vou aí muitas vezes.
    Um abraço
    eduardo Dias

    ResponderEliminar