terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pete Seeger!

Hoje a música ficou mais pobre. Para mim, o melhor género musical, o folk , perdeu aquele que muitos consideram ser o seu pai, ou um dos seus criadores. Morreu Pete Seeger.
Pete Seeger foi um "monstro", no bom sentido, da música folk americana e serviu de inspiração a muitos músicos de renome como Joan Baez, Bob Dylan ou Bruce Springsteen entre outros.
Pete Seger não foi só um excelente cantor e compositor foi também um lutador da causa ambiental, um activista e um defensor dos direitos humanos. Foi o criador da "música de protesto" sendo o "we shall overcome" uma das mais emblemáticas e que se veio a tornar mais tarde o hino do movimento americano dos direitos civis.
A sua vida nem sempre foi fácil e o seu ar rebelde, a par de tantos outros, causaram-lhe alguns problemas. Foi perseguido pelos serviços secretos americanos, acusado de ser comunista (coisa proibida nos EUA) mas mesmo assim não se intimidou e chegou mesmo a viajar para Cuba e a cantar com grandes nomes da música cubana.
Pete Segeer partiu mas deixou um legado musical difícil de apagar da História e um grupo de seguidores que não o vão esquecer tão cedo mas, não tenhamos dúvidas que o folk americano ficou mais pobre.
Foi inspirador de muitos artistas mas dois, que provavelmente aprenderam muito com ele, são para mim os génios ainda vivos da música folk americana: Bob Dylan e Joan Baez.  O mundo da música e em especial os amantes deste género musical estão gratos ao génio. Ao fim de sete décadas de criatividade, alegria e boa música o ídolo foi-se embora!!!
Obrigado Pete Seeger....
Eduardo Dias




Sem comentários:

Enviar um comentário